Artigos

Por que o fracasso é o maior aliado do seu sucesso?

O que não podemos esquecer é que toda falha é uma oportunidade para aprender, tirar boas lições e mudar comportamentos. por Christian Barbosa



Como o assunto do vexame do Brasil na Copa de 2014 está mais do que batido, não vou perder meu tempo falando sobre a produtividade alemã ou teorias de conspiração.

Porém, a temática é válida para sua empresa e equipe. Em alguns momentos a equipe toma uma lavada da concorrência, perde alguém no meio do caminho, acaba cumprindo apenas 10% da meta prevista e esta sequência catastrófica deixa a moral dos colaboradores lá embaixo.

Isso acontece com mais frequência do que imaginamos, não é verdade? Para alguns esse é o momento crucial onde “o circo pegou fogo e a farinha do pão acabou”. Equipes se destroem, líderes são demitidos, empresas quebram e oportunidades são perdidas.

O que não podemos esquecer é que toda falha é uma oportunidade para aprender, tirar boas lições e mudar comportamentos. Culpar o líder também não é o caminho. Claro que ele tem uma parcela de responsabilidade importantíssima no resultado conquistado, mas nem sempre ele pode correr pelo outro. Muitas vezes, nem há tempo para mudar.

Se você está enfrentando uma crise qualquer no seu time, sempre é possível fazer correções. Por pior que esteja a moral da equipe, a mudança sempre deve prevalecer. Em meio à escuridão alguém precisa ligar uma lanterna e guiar os demais. E esse é o papel do líder. Se ele não tiver “culhões” para fazer isso, então alguém precisa assumir este papel determinante.

Esse é o verdadeiro momento para perceber se o líder merece ter a chance de continuar guiando a equipe ou se precisa sair do caminho e dar espaço para quem terá as características indispensáveis no momento de trilhar resultados positivos. Infelizmente, no mercado atual, muitos preferem fugir e tentar outra posição ao invés de realmente dar a volta por cima. O caminho fácil é frequentemente o mais escolhido dentro das equipes.

Se você é o cara que vai ligar a lanterna é fundamental que se prepare. A primeira coisa que precisará ter é uma aspiração, um propósito ou qualquer coisa que estimule os envolvidos no anseio de seguir essa nova direção proposta por você. Se não tiver nada novo nem adianta começar. Algo precisa fechar o ciclo anterior para que um novo se inicie. A vida é assim, quando algo acaba buscamos o novo para ocupar aquele espaço criado.

Agora o mais importante é ter um plano. De nada adianta saber onde você pretende chegar se não traçar um caminho por onde seguir. As pessoas se engajam com aqueles que sabem dar as direções, que tem um mapa ou que, pelo menos, mostram conhecimento do terreno.

O novo trajeto é o momento ideal para aproveitar os aprendizados trazidos com o fracasso. Se você sentir que está repetindo ações e comportamentos que deram errado é porque precisa de uma intervenção e novas ideias que sejam capazes de produzir mudanças. O fracasso, então, se torna o maior aliado do sucesso. Por isso, errar é muito bem-vindo, agora replicar o mesmo erro é pura burrice improdutiva.

E o desafio começou.
Até a próxima! 




Leia outros artigos

Uma série de recursos para você utilizar melhor o tempo que já tem.

Somos um centro de referência no País em pesquisas, estudos e tecnologia para aumentar a produtividade de pessoas e empresas. Nesta seção você encontra uma série de recursos gratuitos para começar já a entender um pouco mais sobre nossa metodologia e estratégias.