Artigos

Há quanto tempo você não sonha?

Você consegue se lembrar do seu último sonho? Quantas pessoas conhece que acreditam não poderem sonhar? E pior, quantas pessoas conhece que não dão o menor valor aos sonhos? por Christian Barbosa



Alguns estudos mostram que não são as horas dormidas que recuperam a mente e o corpo, mas sim a quantidade de horas de sonhos que temos durante a noite. Porém, não é a esse tipo de sonho que minhas perguntas se referem. Refiro-me ao sonho que sonhamos acordados, nos momentos profundos de reflexão, inspiração ou “êxtase”. Sabe aquele sonho que criamos em nossa imaginação? E por falar nisso, qual o seu maior sonho? Você já se esqueceu dele? Ou desistiu de sonhá-lo?

Mas afinal, para que serve o sonho?

William Shakespeare escreveu que “a vida é feita da mesma substância da qual os sonhos são feitos”. Esta reflexão profunda revela o papel do sonho em nossa vida: construir a vida. Sonho e vida são sinônimos, são feitos da mesma matéria. E todo sonho indica algo fundamental que devemos ser, ter ou fazer. Portanto, não trate um sonho como uma bobagem, pois ele é a semente da vida e é a vida dentro da semente. Quando não realizamos nossos sonhos deixamos de realizar uma parte da vida e corremos o risco de viver o pesadelo frustrante de ter desperdiçado nosso tempo e energia com coisas inúteis.

O tempo é implacável, escasso, não volta e parece devorar com mais voracidade aqueles que não sonham. Sonhos são importantes, eles são a própria vida, mesmo que alguns dos seus sonhos não possam ser mais realizados, construa novos. O sonho é a capacidade de imaginar, de visualizar de acreditar. Quanto tempo você ainda vai precisar para entender que você é o que você mesmo define em seus sonhos? É no sonhar que a realização começa, por isso, que tal começar a sonhar novamente?

Dedique um tempo para pensar nos seus maiores sonhos.

Aqueles que já não são mais possíveis servem para que aprendamos com eles. Escreva seu maior aprendizado e se comprometa a não repetir os mesmos erros.

Entenda que sonho é diferente de ilusão. Destrua as ilusões e coloque fé nos sonhos

Defina um sonho motivador, inspirador e que seja possível de ser realizado.

Transforme esse sonho em uma meta e escreva em sua agenda.

Compartilhe seu sonho com pessoas que possam ajudá-lo. E não o conte às pessoas que não acreditam em sonhos, ou que invejam os sonhadores.

Planeje as ações necessárias e coloque seu sonho no seu dia a dia.

E lembre-se que nunca é cedo ou tarde demais para realizar um sonho.

Temos de sonhar para despertar. Despertar para o fato de que podemos moldar uma nova realidade.

O real propósito de gerir o tempo é fazer com que suas ações sejam direcionadas para a construção de seus sonhos.

 

 Texto de Alexandre Rodrigues – Consultor Triad PS



Leia outros artigos

Uma série de recursos para você utilizar melhor o tempo que já tem.

Somos um centro de referência no País em pesquisas, estudos e tecnologia para aumentar a produtividade de pessoas e empresas. Nesta seção você encontra uma série de recursos gratuitos para começar já a entender um pouco mais sobre nossa metodologia e estratégias.